sábado, 31 de dezembro de 2011

Gestantes & Filhotes

A Gravidez

A gravidez da gata dura entre 56 e 71 dias, mas normalmente nascem aos 65 dias. Cada ninhada dá em média, 3,88 gatinhos( só as estatísticas para darem esses 0,88) Quanto maior for a gata, maior é a probabilidade de ter mais gatinhos.
O número de óvulos fertilizados é bem superior ao número de gatinhos. Geralmente os gatinhos que nascem antes dos 58 dias, nescem mortos., e quanto mais tarde o gatinho nascer, maior ele estará, e mais difícil será para ele nascer, por isso deve consutar o veterinário da sua gata, se a gata não der sinais de parto até aos 71 dia. O récorde de gatinhos nascidos vivos foi de 14 gatinhos, em 1974 na África do Sul Quando a gata tem mais de 5 gatinhos, ela costuma ter uma certa dificuldade para criar todos.
2. Como saber se a gata tá grávida?
- A partir da 3ª semana, a gata ficará com os mamilos maiores e avermelhados, aumenta o peso e o abdómen inchado. ATENÇÃO: NUNCA apalpar a barriga da sua gata; isto poderá causar danos muito graves aos bebés, que poderão nascer com deficiências ou mesmo morrer.
3. Como prever o dia do parto?
- É muito simples. Se souber quando é a gata acasalou, conte mais 9 semanas a partir do dia de acasalamento. Se não souber, conte 6 semanas a partir do dia em que os seus mamilos fiquem maiores e avermelhados.
4. O que fazer antes do parto?
-Fale com o seu veterinário;
-Pede ao veterinário que receite "vermicidas" para a grávida;
-Alimente a tua gata com uma dieta equilibrada, com suplementos vitamínicos e minerais( fale sobre isso com o veterinário.);
-Na última fase da gravidez, os gatinhos podem causar "obstipação". Se isso acontecer, mistura algumas gotas de parafina na alimentação da gata.
-Prepara com antecedência a caixa para a gata dar a luz, que deve ficar em um local quente e calmo, de madeira ou papelão, aberta em cima e num dos lados. Forra com jornal( fácil de trocar e um óptimo isolante) Pendura uma lâmpada de infravermelho sobre a caixa. Se ela recusar o local e escolher outro, leve tudo isso para o lugar que ela escolheu;
- As gatas não devem sair de casa nas duas últimas semanas de gravidez.






Caixa de Maternidade

Durante a ultima semana de gestação sua gata pode parecer cansada e perambular pela casa à procura de um lugar para o nascimento dos filhotes.
Gatas tendem a procurar lugares estranhos e escondidos para dar à luz, por isso providencie uma caixa de maternidade e mostre à ela. Essa caixa será usada para o momento do parto e para manter os filhotes após o nascimento.
A caixa pode ser de papelão, desde que se faça uma entrada que tenha uma altura que permita que a mãe (7 a 13 cm) saia mas não os filhotes.
Deve ser suficientemente grande para que ela possa se esticar e espreguiçar-se, tendo lugar tanto para a cabeça quanto para a cauda. A tampa da caixa deve ser mantida, mas deve ser feita uma abertura em forma de janela com dobradiça, para que possa ser aberta e que se tenha acesso fácil pela parte de cima.
O chão deve ser forrado com bastante papel e toalha limpa.
A caixa deve ficar em lugar quieto, quente, sem correntes de ar, longe dos locais de circulação da casa.



O Trabalho de Parto

Mais ou menos 1 dia antes do trabalho de parto, o útero irá baixar consideravelmente e você poderá notar uma pequena descarga vaginal poucas horas antes do nascimento. Então você deve levá-la para a caixa que você preparou. Fale com carinho, agrade-a, mas deixe-a por si só.
Se você não se sente seguro em assistir ao trabalho de parto, peça ajuda a seu veterinário.
Tenha sempre consigo os telefones de emergência do seu veterinário e de Hospital ou Clínica Veterinária, que tenha atendimento 24h,  perto de sua casa  para qualquer imprevisto.
Ela pode não querer ficar na caixa, não se preocupe, deixe-a andar se ela quiser. As primeiras dores do parto a deixam desconfortável. Ela também poderá deitar e se esforçar para o nascimento ocorrer.
Entre as contrações ela poderá ficar ofegante e querer água. Deixe-a à vontade. Não insista para que ela fique na caixa, ela voltará na hora certa; se ela preferir outro lugar, deixe que ela mesma escolha. Nesse momento é muito importante que a gata se sinta bem e segura no lugar que escolheu.


Se o trabalho de parto for muito prolongado, de 18 a 24h, procure imediatamente um veterinário.
Uma ninhada média consiste de 3 a 4 filhotes, e o nascimento normal deste número é de aproximadamente 2 a 3 horas.
Normalmente ocorre uma descarga de muco, que é um lubrificante.
A primeira parte que sai é a cabeça, com as patas ao lado. O nascimento com traseiro aparecendo em primeiro lugar, não é raro, mas pode ser fatal, tanto para mãe, como para o filhote. Se você notar que ocorrerá problema chame logo seu veterinário.


Cada filhote nascerá completamente envolvido por uma membrana semitransparente. Apesar da bolsa ser bem forte, as vezes ela se rompe durante o nascimento.
Conforme o filhote emerge da vagina, primeiro aparece uma protuberância, então aparece uma bolsa esbranquiçada. Imediatamente você verá o filhote e,então, o cordão umbilical, que é anexado na placenta no pós parto.
A fêmea irá rasgar a bolsa em volta do filhote, morder o cordão umbilical e comer a placenta. Esse é um procedimento normal. Ela irá retirar o muco com a língua das narinas do filhote e lambê-lo, secando-o. Isso é importantíssimo para estimular o sistema circulatório e respiratório do bebê.

     

Se o filhote não começar a respirar em alguns minutos, você deverá ajudá-lo. Segure-o firme e balance-o pelas pernas traseiras, tendo cuidado e apoiando a coluna e pescoço. Também massageie suas costas até ele respirar.
Se o cordão umbilical não foi cortado bem perto, mais ou menos com 2 cm e meio de distância do corpo, é aconselhável enrolar uma linha nessa altura e cortar o excesso com uma tesoura esterilizada. Aplicando iodo no coto umbilical.
Quando a segunda dor de trabalho de parto recomeça, normalmente ela larga o primeiro filhote.
Observe cautelosamente para observar se ela não machuca o filhote. Só ajude se notar que o filhote corre perigo.
Se por qualquer motivo a mãe estiver relutante ou for incapaz de retirar as membranas e limpar o filhote, ajude-a a fazê-lo, para que o filhote não se sufoque.


Para evitar que a fêmea fique preocupada ou ressentida, sempre deixe 1 ou 2 filhotes com ela, enquanto cuida de um outro.
Se você estiver presente durante todo o trabalho de parto, fique certo de que ela expeliu todas as placentas. A placenta retida significará problemas sérios para a mãe.
Uma descarga vermelha e escura após o nascimento, normalmente significa que a placenta foi expelida. Se for vermelho brilhante, significa perigo de hemorragia. E uma descarga de qualquer outra cor, particularmente esverdeada, pode significar que uma das placentas está retida e uma infecção se instalou. Chame seu veterinário imediatamente.

Pós-parto

Após todos os filhotes terem nascido, a mãe irá querer ser deixada sozinha por algumas horas.


Primeiro alimente-a e ofereça água dentro da caixa, ela precisa cuidar deles constantemente e normalmente só sairá da caixa para usar o sanitário.
Os filhotes nascem com os olhos fechados e continuarão assim por uns 10 dias. Por isso eles não devem ser expostos à luz brilhante.
Quando o trabalho de parto acabar, resista aos impulsos de fazer qualquer limpeza ou de pegar os filhotes.
A caixa pode ser limpa no 3° dia. A essa altura, a mãe dará boas vindas a
essa faxina. Até lá ela fará sua parte limpando e cuidando dos filhotes.
MUITO IMPORTANTE: Os filhotes não devem receber visitas nos 3 primeiros dias. Mantenha crianças longe do local, até a mãe gata ter tudo sobre controle e estar certa que seus bebês estão seguros.
Quando permitir visitantes, deve ser apenas um por vez e previna para que sejam cuidadosos. Algumas mães ficam fora de si e atacam o visitante, quando o vê com um filhote seu.
A maior parte da mortalidade dos filhotes ocorre no nascimento ou na primeira semana, por isso ela é muito importante. Observe sempre se todos estão recebendo a sua parcela de alimentação e crescendo normalmente. Se necessário você poderá auxiliar um desses pequenos a mamar.
A mãe deve ficar na caixa maternidade o maior tempo possível. Ela deve alimentar os filhotes uma vez a cada 2h, por isso o seu alimento deverá ficar próximo da caixa maternidade.
Continue mantendo a caixa num local escuro, a luz irrita os olhos dos recém-nascidos, mesmo que os olhos não estejam abertos. Após mais ou menos 10 dias, os filhotes abrem os olhos e a quantidade de luz pode ser gradualmente aumentada.

Amamentação

Durante a fase de amamentação, ela precisará de mais alimento do que seria o normal, para recompor o seu organismo e também produzir leite.
Se os filhotes miarem constantemente, e se mostrarem incomodados, é sinal que o leite não está sendo produzido o suficiente. Eles estão com fome. Aumente a alimentação dela, para que aumente a produção de leite.


Desmame

Se eles estão seguros onde estão, recomenda-se que seja por volta de 10 semanas de idade. Com 4 semanas eles já têm dentinhos e podem começar a comer alimentação pastosa. Isso é muito importante para poder realizar um desmame gradativo, ideal para os filhotes e para a mãe. Eles irão diminuindo as mamadas gradualmente, a medida que recebem alimentação. Isso ajuda mãe e filhotes a se desligarem aos poucos. Se você retirar todos de uma vez só, sem uma preparação, a mãe irá sofrer muito sentindo a falta dos filhotes e ainda produzindo muito leite, que pode empedrar. Se eles forem diminuindo as mamadas aos poucos, a produção do leite irá diminuindo aos poucos também, sem causar problemas para a mãe. Além do que, nesses primeiros dias, o leite da mãe é muito importante.
Não se esqueça da vermifugação a partir de 4 semanas de vida. Não use remédios fortes nessa idade, porque causam diarréia intensa e desidratação.


Dicas: Documentários Sobre os Gatos

Por Kariny Sacht (Apaixonada Por Gato Desde Que Nasceu =^.^=) Hoje vou trazer dicas para vocês que amam gatos, alguns documentários que t...

De Volta ao Topo